domingo, 5 de julho de 2009

E o diploma de jornalista?


No dia 17 de Junho deste ano o Supremo Tribunal Federal derrubou por oito votos contra um a exigência do diploma para se exercer a profissão de jornalista neste país... Decisão que atinge diretamente não só os profissionais desta área como toda a sociedade. Decisão precipitada??? Não, pior que isso, "decisão equivocada". Respeito profundamente quem atua na área de culinária, mas é totalente diferente de quem atua como jornalista, a começar pela rotina... quantos cozinheiros morreram por causa de sua profissão??? quantos foram torturados na época da Ditadura???
Sinceramente nunca ouvi relatos...
Como disse minha professora de Teoria do Jornalismo (matéria complexa fundamental para se entender o por quê de nossa profissão perante a sociedade), o problema não é derrubar nosso diploma, o problema foram os argumentos usados para isso... argumentos fracos... uma vez que nossa profissão não impede de forma alguma a liberdade de expressão da sociedade, somos na verdade porta vozes dessas pessoas que de outra maneira, se não por nós não teriam acesso aos fatos relevantes que permeiam nosso cotidiano. É a linha editorial das empresas de comunicação que decidem quais serão os fatos e acontecimentos levados ao conhecimento da sociedade seja nos jornais impressos, revistas, TV e rádio. O ministério Público e as empresas de Rádio e TV do nosso país desde 2006 queriam que nosso diploma e toda a nossa luta enquanto classe trabalhadora caísse. Porquê?
1- Essas empresas podem pagar menos pela mão-de-obra, já que quem estiver lá não tem um PIS.
2- Podem trabalhar mais por menos.
3-Irão seguir a linha editorial da empresa sem argumentar nada, afinal estão lá apenas como empregados para fazer o que o patrão manda. (O jornalista por formação possui uma função cívica, tem um código de ética a seguir e estudou para estar ali).
Os pontos negativos dessa decisão não param por ai... com o tempo vão aparecer outros tantos com certeza. Se com diploma já existe tanta coisa mal feita dentro do jornalismo brasileiro... baixarias, sensacionalismo desenfreado, entre outros aspectos, imagina quando de fato e por lei qualquer pessoa puder usar nossa profissão em busca de enteresses próprios?
Quem mais perde com isso, não somos nós por incrível que pareça, é a sociedade a mais prejudicada... fica a mercê dos donos dos meios de comunicação.
Mas... como profissionais não vamos desistir, muito pelo contrário, isso me deu mais vontade de lutar e correr atrás do meu sonho profissional. Aprendi com meu irmão mais velho que conhecimento nunca é de mais e talvez por esse motivo tenha escolhido o jornalismo como "ganha pão" (rsrsrsr... não porque dê dinheiro, que isso já é um pouquinho mais complicado), mas pelo fato desta profissão exigir conhecimentos diversos... cada reportagem é um mergulho em mundos e submundos que muitas vezes não imaginamos que existam bem ao nosso lado... nos tornamos aquilo que estamos tentando mostrar aos nossos leitores/telespectadores. Nos emocionamos e nem sempre demonstramos e vivemos cada minutinho como se fossem os últimos, arriscamos a vida em nome de um ideal tantas vezes e não vai ser um diploma que vai nos derrubar pois quem procura qualidade exige qualificação e isso a universidade oferece, ensina e demonstra... Jornalismo não é só saber fazer um "
lead" ou técnicas sem fim é antes de tudo reconhecer que um diploma não nos faz melhores, mas que um diploma seja em qual profissão for é sinônimo de conhecimento além, qualificação, coisa que por sinal o Brasil tem deixado a desejar.

Um comentário:

  1. como telespectadora;
    como cidadã;
    como ouvinte;
    como leitora;
    sou totalmente contra sob essa lei absurda q eles estão querendo aprovar, pois a populção brasileira já fica tanto a merce do jornalismo
    manipulado,do jornalismo sensacionalista...a maioria das pessoas buscam informações p se atualizarem somente em telejornais e radios imagina se as pessoas que irão passar essas informaçoes não obtiverem conhecimento,domínio do assunto e da linguagem aonde o nosso país vai pararrr!!!!se bem que com o Presidente que temos podemos esperar tudo desse mudão de Deus.

    ResponderExcluir